sábado, 24 de abril de 2010

Rotts and Bulls

Um aspecto curioso da minha profissão é que até uns 10, 12 anos atrás, a maioria dos adestramentos eram de cães de guarda (filas, dobermans, pastores e rottweilers). Depois chegaram os labradores e os terriers tipo bull. Hoje além de todos esses ainda existem as raças pequenas, que são cada vez mais adeptas ao adestramento. Assim o bom adestrador deve estar preparado para trabalhar com qualquer raça e resolver qualquer tipo de problema.
Trabalho muito com Rottweilers e Bull terriers, são duas raças maravilhosas (eu sou suspeito para falar, pois criei rotts muitos anos e agora me dedico à criacão de bulls) que tem a determinação, a altivez, o enorme coração e o amor pelos donos como características em comum. O vídeo abaixo mostra alguns inesquecíveis cães destas duas raças que tive a honra de conviver e ajudar de algum modo. Acima: Hanna (Rott de Hélio Ricardo) e Danka (Bull de Fábio Hideki), duas maravilhosas meninas com quem trabalhei, em fotos maravilhosas que seus donos me presentearam.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Programa Cães em Vitrine




Estou muito contente de ter sido convidado para participar do programa de rádio on line Cães em Vitrine (www.3vitrines.com.br). E estou mais contente ainda por ter sido convidado para estar lá mensalmente. Os 2 programas que já foram ao ar tiveram grande participação dos ouvintes através de e-mails. No primeiro programa recebi 82 e-mails. Essa semana ,no segundo programa, 158 e-mails, ou seja, quase o dobro!!!
A melhor coisa disso tudo é poder me expressar livremente sobre a verdade do adestramento e do comportamentalismo e combater um pouco esses absurdos que vemos na mídia, onde as coisas acontecem como mágica e truques!!!
O programa é ancorado por Linconl Fernandez, da cães na web, e co-apresentado e operado por Fábio Patrício.
Cães en Vitrine vai ao ar todas as segundas-feiras às 10:00hs com reapresentações na própria segunda às 16 e 23hs e na madrugada de terça às 3:00hs. Acessem, a Cinofilia agradece!!!

sábado, 17 de abril de 2010

handling - o início

Chamamos de handling o ato de apresentar cães em exposição e o profissional que pratica o handling é o "handler", algo como "manejador" em portugues. O meu início nas pistas se deu pela necessidade de mostrar o nível de minha criação, na época, de rottweilers, mais tarde de bulls e shnauzers gigantes. Um canil pode demonstrar sua qualidade possuindo campeões em seu plantel, e isso é fato. Minha estréia em pistas foi no final de 1997, com minha fêmea de Rottweiler Pantera, mas as minhas primeiras vitórias significativas vieram apresentando 3 cães muito especiais para mim, de propriedade de clientes/amigos.
Zaira - Rottweiler, propriedade Eduardo Sprotti - Ela foi o meu primeiro "Melhor da Raça" e primeiro Campeão que eu formei.
Carbona - Bull Terrier, propriedade Canil Latarine - Primeiro "Melhor da Raça" e Campeão da raça Bull Terrier que formei.
Toro - Stafordshire Bull Terrier - propriedade Canil Torostaffies - primeiro cão importado que apresentei em exposições e que ganhou tudo também.
Já meus cães de maior destaque em pistas foram Kong - rott, Hunter, Bonnie, Misty - bulls, Medusa - schnauzer gigante e Gauguin - Labrador

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vida de Pet - como escolher seu adestrador



Um fato muito importante, para comentar, é que todos os cães mostrados aqui,treinando, são de clientes (os meus cães aparecem em fotos mais descontraídas, como o Enzo nesta página). Adquiridos por eles de maneira aleatória, geralmente daquele modo emocional, sem qualquer informação mais detalhada, o que ,hoje em dia, está virando mais do que comum. A pessoa vai ao shopping comprar uma calça e volta com um cachorro nos braços, daí é só complicação...
Aqui não tem nenhum cão selecionado de uma alta linhagem de trabalho e muitas vezes a gente tem que tirar leite de pedra para conseguir pelo menos um nível satisfatório. Assim, o que mais importa é como o cão era e como ele está depois do adestramento. Por isso o que eu sempre digo quando me perguntam como escolher um adestrador é : visite pelo menos 5 clientes deste profissional, veja como os cães o recebem, se é com alegria ou com medo, etc... Pergunte a estes proprietários como era o cão e como ele está, pois na maioria das vezes um cão de uma boa linha de trabalho, escolhido à dedo, crescendo sob à tutela de alguém com certo conhecimento pode te indicar que o adestrador é um bom treinador, mas não demonstra que ele tem habilidades e conhecimentos para trabalhar com qualquer tipo de cão ou para resolver qualquer tipo de problema !!! É mais ou menos como aqueles treinadores de futebol que só ganham com elenco galático, qualquer coisa abaixo disto é rebaixamento na certa!!!!