domingo, 19 de setembro de 2010

Who let the dogs out ??? Para que serve o adestramento



O adestramento é o elo de comunicação entre o cão e o proprietário, melhorando assim a vida dos dois. O adestramento pode aperfeiçoar todas as qualidades de seu cão, bem como diminuir os defeitos dele e os seus !!!!
Mas treinar o cão pode significar muito na vida dele, podemos alcançar um nível onde todos se beneficiarão e com isso dar aos cães uma qualidade de vida melhor, como mostrarei no vídeo abaixo. É pensando nisso que nunca ensino comandos pelo pescoço e sempre baseio meus treinos nos comandos com guia solta, se seu treinador só sabe usar a guia para enforcar seu cão, está na hora de trocá-lo. Lembre-se o tranco é uma punição e nunca um método de ensino !!!
Acima meu sobrinho Augusto, de 2 anos, e Negão meu híbrido de Rottweiler com Pastor Alemão.
Devido as limitações do Blog CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo deste post e entenda tudo que eu escrevi, boa sorte à todos

sábado, 18 de setembro de 2010

Luna - Lição de casa bem feita



Como eu sempre digo, o adestramento canino funciona de maneira simples: primeiro eu treino o cão, em seguida treino o proprietário e depois o proprietário treina o cão. A partir daí é que a comunicação dos dois começa a acontecer.
Para que o adestramento tenha sucesso é necessário que essas 3 partes envolvidas cumpram seu papel. Simples, eu adestro cães e proprietários à 19 anos, o cão geralmente participa de todas as aulas e os proprietários... Bem, alguns fazem a lição de casa bem feita e por coincidência os mais dedicados são os que obtem melhores respostas.
E aqui mostro um dono dedicado ao treinamento, o Sr.Julio que juntamente com sua esposa e filho fazem corretamente a lição de casa, ou seja, conseguem no meio de seus dias atarefados encontrarem tempo para a golden Luna. É um trabalho árduo, é necessário paciência e disposição. Dono e cão demoram um pouco para entrarem em sintonia, mas é para isso mesmo que existe o adestramento e é também por isso que a lição de casa é importante.
O vídeo abaixo mostra Julio e Luna treinando e já apresentando, depois de 24 aulas, excelentes resultados. Parabéns à todos e vamos em frente, pois há muito o que trabalhar com a Luna ainda !!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Funcionalidade : Porque seu Labrador puxa a guia





Parece incrível, mas todos os cães tem funções para as quais eles foram criados, treinados e selecionados ao longo dos anos. Se vc adquirir um cão cuja funcionalidade possa ser de alguma maneira exercitada ou desempenhada, vc terá menores chances de ter problemas com ele.
Assim se vc adquirir um Retriever do Labrador, estará adquirindo um cão de trabalho, um "RECOLHEDOR" e não um cão de companhia!!!! Ele lhe fará companhia pelo seu temperamento mas seu instinto e DNA lhe darão sempre características de um recolhedor, que trabalha solto, sem guias, no campo e durante um bom tempo!!! É por isso que um Labrador gosta tanto de correr e puxar a guia, pois foi feito para trabalhar solto e não para viver em apartamento. O mesmo ocorrendo com os Setters, Pointers, Collies, Levantadores, etc.
O mundo canino está dividido em 10 grupos básicos, de acordo com suas características e funções, eles são :
Grupo I - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suiços)
Grupo II - Pinschers,Schnauzers,Molossos,Boiadeiros Suiços
e Montanheses
Grupo III - Terriers
Grupo IV - Daschshunds - Hoje chamados de Teckels
Grupo V - Cães Spitz e Tipos Primitivos
Grupo VI - Sabujos e Cães de pista de sangue (farejadores)
Grupo VII - Cães de Aponte (Pointers)
Grupo VIII - Cães Levantadores, Recolhedores e de Água
Grupo IX - Cães de Companhia
Grupo X - Lébreis (ou Galgos)
Portanto se quer um cão apenas para companhia, compre um do Grupo IX e terá pelo menos 50% menos chance de errar.
Acima Milky e Lucky, duas raças das mais injustiçadas, ela é um Terrier tipo Bull e ele é um Retriever.
Logo abaixo Nina pensando que está trabalhando com seus donos na Suiça.
E por último: Será que esses lindos filhotes de Golden irão morar numa fazenda??