sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vida de Pet 3 - O Pedigree Canino

Vou aproveitar esses dias chuvosos para colocar o blog em dia, assim vamos à uma questão básica : o que é e o que significa o Pedigree Canino. O pedigree canino nada mais é do que a árvore genealógica do cão, lá existem todos os parentes de seu cão desde os seus bisavós, maternos e paternos. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não indica se o cão atende ao padrão ou não, ele apenas indica que o cão é teoricamente de raça pura. Pasmem, eu digo teoricamente pois não há fiscalização no registro dos cães!!! Basta apresentar o pedigree do pai e da mãe, em qualquer Kennel Clube, que vc obtem o registro dos filhotes. Assim se nascerem 5 filhotes e eu registrar 6, vou ter 6 registros. Os maus criadores usam deste artifício para falcatruas posteriores. Outro expediente muito usado é registrar as ninhadas sempre com o melhor e mais premiado padreador do canil. Nem todos sabem que já existem testes de paternidade canina através de DNA. Voltando as bases éticas, existem 3 associações que registram cães : ACB - Associação Cinológica do Brasil ; CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia (Confederação Brasil Kennel Clube) ; SOBRACI - Sociedade Brasileira de Cinofilia . Hoje a principal associação é a CBKC, pois é a unica que forma seus campeões, ou seja, tem um circuito de exposições. Antigamente a ACB também tinha e realizava o saudoso Festival do Cão no Parque da Água Branca em SP. A Sobraci também manteve um circuito de muito sucesso nos primeiros anos, mas hoje o abandonou. Os pseudos criadores também vendem filhos de campeão, sem os pais jamais terem pisado em uma exposição!! Para vc saber o que está comprando, basta pedir o certificado de título do cão, o qual nós chamamos de diploma e depois conferir as letras que antecedem os nomes dos parentes de seu cão no pedigree dele. Essas letras começam em A1,A2 e terminam em FA, basta olhar no verso do pedigree, onde também deve constar os carimbos com as datas de homologação dos títulos ganhos. Então lembre-se o pedigree não diz se o cão é bom ou ruim, apenas é o "RG" de seu cão. E se estiver comprando um filho de Campeão ou Grande Campeão, certifique-se da verdade. O bom criador exibirá orgulhoso os certificados que possui!!!!Assim como eu, que coloco aqui o de Grande Campeão na CBKC do Huntão e o de Campeão dele na Sobraci. Meu sonho é que existam no Brasil 3 fortes associações com 3 fortes circuitos de exposição. E então eu teria realizado o meu sonho de ter um cão campeão em 3 entidades. O Kong foi campeão na CBKC e na ACB, sendo inclusive Best in Show Puppy no último Festival do Cão. A Bonnie e o Hunter foram campeões na CBKC e na Sobraci, pois na época a ACB já tinha acabado com seu glorioso circuito.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Entenda seu Cão 9 - Os Estímulos Positivos

Os cães gostam de serem estimulados através do contato físico, e existem algumas areas onde eles se sentem melhor qdo tocados. Nós chamamos estas areas de "zonas estimulógenas" e são os melhores lugares para que apliquemos os estímulos positivos, ou seja, aquele afago, aquele tapinha, sempre feito pronunciando palavras de carinho e aprovação. Muitas vezes estes estímulos podem ser mais prazerosos do que os deliciosos bifinhos. Aqui no Brasil, a primeira descrição que vi dessas zonas foi no livro do mestre Bruno Tausz, que inventou um método que me serviu de base para a elaboração do Treinamento Funcional, chamado Adestramento sem Castigo. Esse método mais os princípios do Mondioring, mais as características funcionais dos cães formam o meu método de trabalho. Acima a foto de Baio, meu bull que já se aproxima de dez anos, e onde as setas indicam os pontos de aplicação dos estímulos positivos, queixo e pescoço,base das orelhas, dorso, garupa, peito e região do umbigo.

Try Walking in My Shoes

Agora eu vou relatar como é a parte mecânica do meu trabalho: São muitos cães treinados por dia e consequentemente muitos kms andados por dia, inclusive porque o treinamento funcional exige muita atividade. Só para ilustrar a veracidade dos fatos, posto aqui as solas de meus tenis, ferramentas primordiais, que uso durante os treinos. Geralmente uso de cinco a seis pares por semana, e muitas vezez chego a usar dois pares por dia. Compro um novo par a cada 3 meses. E entre 6 e 7 meses, as solas estão totalmente gastas. Obvio que para tanto tenho que estar em constante treinamento físico, para que a primeira aula do dia seja prefeitamente igual a ùltima, para que nenhum cão seja prejudicado.