sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

2013 - Uma reflexão: 23 anos como profissional

Em 2013 completo 23 anos como treinador de cães profissional, sem contar que adestro cães desde 1986. Aqui cabe, então, uma reflexão, pois em 23 anos como profissional muita coisa vivenciei. Algumas nem tão agradáveis e outras que valeram minha escolha, que é a de viver, noite e dia com os cães. Dentre as ruins, destaco aquelas, que apesar de raras, já ocorreram, onde os proprietários tem a nítida impressão que eu sou o culpado pelos problemas do cão. Uma simples questão de bom senso: basta o cara dar uma passeada pelo meu blog, visualizar alguns vídeos e logo irá perceber que de cachorro eu entendo, então se o adestramento não lhe está agradando será que sou eu o problema? Ou será que o cão e ele é que apresentam algum tipo de deficiência? A força de uma corrente é igual a força de seu elo mais fraco, então...
Por outro lado, milhares de casos com sucesso e não raro os elogios, ainda bem !!! E cabe aqui contar uma caso antigo que descreve muito bem minha filosofia e método exclusivo, que criei, o Treinamento Funcional.
Com aproximadamente 3 anos de profissão, fui chamado para treinar Capacete, um Boxer branco de cabeça quase toda tigrada, dai o nome. O dono dele era um tipo de cliente muito comum, aquele tipo que sabe tudo sobre cães e adestramento, mas não tinha "tempo", sabe como é... Logo as diferenças foram surgindo e aí houve uma discussão entre nós, onde me mantive firme : " ele é um boxer, tem seu temperamento e cinolidade, ou seja, tem seu caráter, ele deve ser respeitado conforme sua próprias limitações e assim é que vai ser treinado por mim"
Eu treinei Capacete até seus últimos dia de vida e no dia que ele se foi o seu proprietário me disse : " Vc sabe que nunca concordei muito com vc, mas aquela estória de respeitá-lo e aceitá-lo como ele era, mudou nossa relação, passei a ver Capacete como um ser humano. Se uma pessoa nasce para ser médico, como eu, jamais conseguirá ser mecânico ou outra coisa. Capacete te amava mais que tudo nesta vida e eu jamais tive coragem de terminar essa amizade e vc o treinou como ninguém o faria, muito obrigado por tudo e nunca mude sua opinião sobre os cães". Acreditem isso mudou minha vida...
O cão acima não é o Capa, é uma imagem da internet, só para exemplificar.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Feliz 2013

Desejo à todos que este ano seja cheio de alegrias, felicidades e muita saúde. E já começamos muito bem com a galera toda lá no Canil ou na Creche, detonando tudo!!!