sábado, 28 de novembro de 2009

Momentos

Estes são alguns momentos registrados recentemente que não entraram nos posts anteriores: fotos de alguns filhotes, de cães no canil, exposições, enfim uma pequena amostra do meu dia a dia. Em tempo, a primeira foto é de um Bull Terrier inglês do Canil Kilacabar, que é um dos melhores canis de Bull do mundo, e este cão é o Barracuda, um dos meus preferidos.


domingo, 15 de novembro de 2009

Cerny


Cerny, um oásis no meio de problemas de comportamento, temperamento, limitações, etc.

Não que seja menos prazeroso vencer dificuldades juntamente com os cães, muitas vezes chegar num grau básico com determinados "alunos", e ve-los em total harmonia com seus donos é muito recompensador!!!! Mas é impossível dizer que trabalhar com cães inteligentes como o Cerny seja ruim!!!

A minha presença foi solicitada porque ele puxava demais, chegando até a se engasgar. Normal nos Borders, que em geral tem muita energia e conseguem trabalhar até um dia inteiro na lida em fazendas e trabalham sempre correndo...

Cerny atingiu o nível do vídeo em menos de 24 aulas e isso porque eu só começo um novo exercício quando o cão realiza com perfeição o anterior. O nível de obediência dele em relação aos seus donos praticamente duplicou e ele ainda é muito amoroso e reconhece todos os seus brinquedos pelo nome.

Agora o mais interessante: Ele só não aprendia como demonstrava sozinho para os donos o que estava praticando, realmente muito inteligente.


Zeus - Rottweiler

Vamos voltar aos Rotts:
Aos 5 meses Zeus tinha 2 lados, um amoroso e um que rosnava e até mordia se contrariado...
Assim começei a trabalhar com o já grande e temperamental filhote, que respondeu muito bem ao treinamento, onde intensifiquei muito a socialização, pois um cão do tamanho (61 kg) e força do Zeus não podia ficar tentando brigar com qualquer cão que aparecesse ou querendo avançar em qualquer pessoa. Hoje ele se tornou um excelente guarda, obediente e amoroso e quando contrariado sabe respeitar a hierarquia dos donos, que são extremamente dedicados e carinhosos com ele e principalmente souberam esperar os resultados do trabalho e fizeram toda a lição de casa corretamente. Um treinador que ensinasse o Zeus com ameaças e castigos, o que acontece muito mais do que vcs imaginam, teria sido um verdadeiro desastre!!!!
Os vídeos são dele com aproximadamente 1 ano de idade, hj ele já está com 3 e meio e eu continuo o trabalho com esse Gentle-Giant

sábado, 14 de novembro de 2009

Lucky


Vamos falar dos adoráveis Goldens: Brincam demais, se distraem demais, são felizes demais!!!

Isso tudo, mais a doçura inerente na maioria dos exemplares, faz essa raça ser tão popular.

Lucky é um caso raro na cultura do adestramento brasileira, a minha presença não foi solicitada por algum problema, mas sim, para que Lucky crescesse com educação e sem estresse. Bom seria se todos os proprietários de cães pensassem assim, pois em 99% dos casos eu sou chamado para corrigir defeitos e não evitá-los!!!!!!

A socialização com o Lucky foi perfeita, todos os itens básicos, como andar de coleira, comando de negação, exercícios de obediência, resposta aos donos, tudo saiu perfeitamente bem. Mesmo ele tendo uma certa dificuldade em lidar com situações novas, as quais ele nunca tinha antes se deparado, Lucky é um Golden típico: inteligente, brincalhão e amoroso.

No vídeo uma das especialidades do Lucky : Comando Rastejar

Jade e Eros


Vamos falar dos Rotts, esta adorável raça, cuja determinação, que muito se confunde com teimosia, é uma das suas principais qualidades!!! É essa deteminação que o faz ser um guarda tão competente, não desistindo de seu objetivo nunca. Além, claro, de suas habilidades de aprendizado de trabalho e de não esquecer de seus treinamentos mesmo quando não solicitado constantemente.
Assim fui chamado para treinar Eros, que demonstra ser um exemplar típico da raça, de temperamento forte e muito determinado. Pulos e mordidas eram as principais faltas. Eu o ensinei a andar corretamente de coleira, notem que ele não anda enforcado, nem toma trancos ou coisas do tipo.
Logo percebi que Jade sua mãe de 5 anos o ensinara a pular nas pessoas e era um agente gerador de ciúmes na casa. Então trazer a Jade para o trabalho foi, e está sendo, essencial para o bom andamento do treinamento, que está só começando...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Brisa

O nome era brisa, um bebe de labrador de 60 dias, mas o desespero de seus donos me fizeram achar que tratava-se de um furacão!!!

Com certeza a fase mais difícil de um cão de apartamento é a idade em que ele ainda não é imune as viroses existentes e não há para onde sair, sobrando somente a varanda para tomar um solzinho... Assim tudo vira brinquedo para se gastar energia, mas com a Brisa era um pouco pior, por isso lá estava eu. Mesmo com os brinquedos certos e horas dedicadas à ela, até que ela saísse para passear foi complicado, e olha que o apartamento dela era grande.

Logo percebi que ela tinha dificuldade em manter-se concentrada e tudo para ela não podia passar em branco, desde uma borboleta até um basset do outro lado da rua. Aos poucos fui usando meus métodos que são baseados em grande parte nos princípios do Mondioring e sempre a treinei com muito carinho, pois ela é muito amorosa, porém bruta como um macho, rsrsrs.

Com aproximadamente 30 aulas ela já sabia que para todo comando é necessário uma ação, com 48 já trabalhava muito bem com seus donos. Eu a treino até hoje(são quase 2 anos e meio)

e agora ela mora numa casa e tem um amigo, o Àtila, que está lá no canil estes dias pois a Brisa está no cio.


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Expo Jundiaí

E pra continuar falando de exposições, vou mostrar um vídeo que ilustra bem como funciona o julgamento de cães: Era disputa de melhor macho de Bull Terrier da expo. Nacional de Jundiaí. Dois excelentes cães, mas de tipos completamente diferentes, um, o que eu estava apresentando, um tipo mais terrier, bem equilibrado e excelente proporção e movimentação. O outro, que meu amigo (e criador de Bulls) Marcelo estava apresentando, de tipo bulldog, bem atarracado, portanto um pouco mais baixo e com máxima substância, e de uma cabeça muito bem feita, ou seja, tipos completamente diferentes, os dois muito bem apresentados.
O resultado? Foi simplesmente o gosto pessoal do juiz, que teve trabalho...





domingo, 8 de novembro de 2009

apresentação



Adestrando cães profissionalmente há quase 20 anos, continuo me aperfeiçoando e trabalhando muito todos os dias. Além de me dedicar aos meus 2 schnauzers gigantes, 2 bulls terriers ( tá vindo mais um por aí...), 1 cocker, 2 adoráveis SRD e um filhotinho de pastor alemão recém chegado, tenho a alegria de ter uma vasta lista de clientes, entre canis e particulares, que me deixam o dia inteiro correndo. Ao longo deste Blog comentarei alguns acontecimentos do meu dia a dia, como por exemplo o que ocorreu ontem: a estréia em exposições de uma menininha muito promissora de bull terrier, que estava pronta, na ponta da guia, só que dentro da pista ela ainda pode melhorar muito. A evolução dela e os resultados, descreverei aqui nos próximos meses.