domingo, 27 de junho de 2010

Jade e Eros - 2 - Estou certo ou errado?

Para que servem os exercícios de obediência? Para que ensinar o cão à sentar, deitar e rolar, se eu só quero que ele ande sem puxar? Cachorro adestrado só serve para trabalhar no circo!!!! A desinformação sobre cães é enorme, imagine então sobre adestramento canino!!!! Aliado à essa ignorância toda ainda temos os famosos doutores e encantadores que só inventam!!!! A grande maioria de problemas caninos são resolvidos sem truques ou mágicas, aplicando-se apenas os EXERCÍCIOS DE OBEDIÊNCIA , pois eles servem para ensinar os cães a trabalharem com seus donos, ou melhor, exercitam a obediência do seu cão!!! Cão é HÁBITO, habitue seu cão à lhe obedecer e ele trabalhará com vc, simples assim !!! Enquanto outros fazem mágicas, eu exercitei a Jade e o Eros e a cada mes que passa, eles trabalham de maneira mais eficaz e dão menos trabalho em casa, ou seja, não pulam mais, respondem mais rápido, não se notam mais traços de estress, porém sempre respeitando meu conceito de ATIVO e OBEDIENTE. Para verificar a evolução deles, basta ver o Eros trabalhando nos vídeos abaixo, onde mostro mais um dia de treino. No primeiro post, do final de 2009, ele só fazia "sit e down" agora os realiza prontamente, mais "morto, fica, junto e ao lado". Como os ensino? Da mesma maneira que treino todos: sem trancos, gritos, chutes e com toda a paciência, até porque seus donos compreendem muito bem que tão importante quanto aprender, é como se aprende!!!
O vídeo é uma versão completa do treinamento, só que com qualidade reduzida, devido as limitações do blog.

domingo, 20 de junho de 2010

Milady - o adestramento melhorando a convivência

Vou mostrar agora a continuidade do trabalho realizado com a Milady, cujo primeiro contato se deu no vídeo da Cães na Web, Adestramento com Tazzo Jr, que vc assiste em www.caesnaweb.com.br , em vídeos. Assim a comunicação dela com os donos, extremamente dedicados e que realizam todas as lições de casa, melhorou muito. Em primeiro lugar analisei como era a vida dela e porque a vontade de sair pela porta era tão grande (grande mesmo!!!). Depois, através dos exercícios de obediência comecei a estabelecer algumas regras para o passeio se tornar mais produtivo. O curioso era que mesmo muito agitada e com muita vontade de sair, quando estava na rua não queria andar e gastar sua energia. O problema estava no peitoral, que ela odeia, pois na maioria dos casos este equipamento é muito mais desconfortável do que se imagina. Sem contar nas inúmeras lesões de coluna que ele pode provocar . Resolvido este probleminha, através de um colar de couro ajustável, iniciamos o treinamento, que ainda vai se prolongar por mais algum tempo, pois a Milady ainda tem muito o que melhorar...

sábado, 5 de junho de 2010

Zeus - Shutzhund

Eu estou muito contente em escrever este post, e tenho 3 grandes motivos para isso.
I - Quando conheci o Zeus, o dono dele me disse uma única frase para descrevê-lo, que me marcou muito : "se ladrão fosse cachorro, eu nem precisaria treiná-lo", ou seja, não gostava de cães e não sabia fazer a guarda. Quanto à socialização com cães, o primeiro post do Zeus já mostra os excelentes resultados. Quanto à guarda, é só olhar o vídeo abaixo. Zeus continua em treinamento, e logo estará ainda melhor, pois tem plenas condições para isso.
II - Com este post eu acredito que consegui demonstrar uma grande variedade de casos com os quais trabalho. Aqui estão desde uma Lhasa Apso que "adorava" uma vassoura, até um Pastor Alemão tornando-se um cão de proteção( um shutzhund). No mínimo demonstro certa habilidade e conhecimento para trabalhar com cães !!!!
III - Este tipo de trabalho, o shutzdienst, remete-me ao início de carreira, onde trabalhava exclusivamente com cães de guarda (não se treinavam as outras raças e o adestramento era visto com outros olhos). E para mim era um momento mágico, onde o binômio homem-cão era mais notável. Hoje consigo perceber essa ligação em vários outros momentos, acho que tô ficando velho...
Em tempo, agradecer o excelente trabalho do "cobaia" Santana, muito importante neste momento.