Devido à algumas discussões pelos foruns de cinofilia, vou explicar algumas diferenças entre o método que eu criei, o Treinamento Funcional, dos métodos convencionais.
1- No TF (treinamento funcional) os cães são treinados de acordo com as funções paras quais eles foram desenvolvidos, daí o nome. Então um retriever não é treinado como um cão de guarda, que por sua vez não é treinado como terrier, etc. Explicando melhor, os exercícios treinados são os mesmos, porém são aplicados de maneiras diferentes, também levo em consideração as características individuais, que podem apresentar tipos mistos, mesmo se tratando de um descendente de raça pura.
2-No TF eu trabalho sempre ao lado do cão, participando dos exercícios, tal qual os antigos criadores.
3- No TF repreensões são punições não métodos de ensino, e quase não existem pois a condição natural do cão é levada em conta para se definir o que é errado, ou seja, um terrier tipo bull estranhar outro cão não é errado e em certos casos pode ser amenizado mas jamais alterado, pois eles são assim, uma boa socialização poderá ser bem vinda, mas se vc quer um cão para deixar solto no parque opte por um cão que foi selecionado para trabalhar em matilha, como retrievers, levantadores, etc.
Outro exemplo:não se pune a mordida de um rottweiler ou fila ou doberman, pelo contrário se incentiva, pois quando se tem um cão dessas raças presume-se que vc quer um cão que te defenda, no TF existe uma técnica própria para isso, para que o cão não fique te mordendo nas brincadeiras, sem atrapalhar sua função .
4- No TF eu desenvolvi técnicas que simulam o trabalho de várias raças e isto além de gastar energia de uma maneira divertida, desenvolve várias habilidades antes dormentes no cão. Exemplo: Para os Borders Collies (pastores natos) eu criei um tipo de "brincadeira" na qual ele não me deixa sair de uma determinada àrea e também há outro treino onde os borders rebanham outros cães. Isto deixa seu Border muito mais ligado em vc e ele brincando acaba aprendendo a andar sem coleira na rua. Vc sabe aquela brincadeira de jogar a bolinha para seu Labrador, pois ir buscá-la é seu trabalho natural, viu, vc mesmo já pratica o TF. Já os terriers gostam de acabar com seus bichinhos de pelúcia, pois na Inglaterra de antigamente os melhores terriers eram aqueles que matavam mais ratos em menor tempo. No TF tudo isto é estimulado ao lado da obediência e seu cão ficará sempre:
5- ATIVO E OBEDIENTE, nunca calmo e submisso, essa é minha filosofia, isso resume e diferencia o TF de qualquer outro método.
Acima eu e Lola, Lily, Pepe e Puffy e logo abaixo eu e Catharina, no momento a nossa bebe, a mais nova da turma e isso não quer dizer nada para essa francesinha, muito pelo contrário, aguardem...