![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpFpKEHew1l6tgsqGCUxhOtVPabLEwhjd-wnHJsCMEMPh3dZzLB5U0o5A-IAlGmPo6APuhlZcKigpdwR_EcG2JkD-bh-_DIalFAkCmlyAZJoPUUymAoKWibuupzJ-ZyW0NnFu6TVEcR68/s320/DSC00393.jpg)
Ao contrário do que voce pode imaginar, não é a inteligência que determina o quanto seu cão consegue aprender, ela é apenas um dos aspectos mais importantes deste processo. O que determina o quanto seu cão absorve de um treino é a CAPACIDADE DE TRABALHO, e esta é "medida" por 4 aspectos principais:
Inteligencia:é ela que determina a velocidade que seu cão aprende um determinado exercício;
Disposição para o trabalho: é o que determina o quanto o cão permanece em atividade;
Capacidade de Foco: é o que determina o quanto o cão consegue permanecer em uma atividade específica;
Grau de Independência(ou teimosia): é o que estabelece a velocidade de resposta à um exercício aprendido.
Exemplificando : 1- Um cão pode ser muito inteligente, mas pode ser muito independente, então aprenderá rápido, mas terá dificuldade em executar um comando quando eu solicitar.
2- Um cão pode ter um nível médio de inteligência, mas tem disposição para o trabalho, boa capacidade de foco e baixo grau de independência, então ele terá um ótimo aprendizado e com resultados rápidos.
Vale lembrar que no TREINAMENTO FUNCIONAL eu desenvolvi técnicas específicas para aprimorar a disposição,o foco e a teimosia, mas a inteligência de um cão é um fator que somente ele pode desenvolver. Nota-se também que alguns traços da cinolidade do cão podem atrapalhar o aprendizado, como medo e agressividade, inclusive alguns comportamentalistas ligam a agresividade ao medo, o que é totalmente subjetivo, pois existem vários aspectos que designam a agressividade e isto merece um post só com essa discussão. Acima temos Tião quando bebe, Puffy de gravata também bebe e July em seu sofa, ainda adolescente