domingo, 11 de março de 2012

Michelângelo - Agressivo???


Vou aproveitar o post do Miche ( eu o chamo de Mique), para falar um pouco de agressividade canina. O cerne da questão na agressividade é sempre o porque dessas atitudes ocorrerem. Vc pode chamar alguma raça de molossos guardiões de agressivos ? Claro que não, eles foram selecionados durante séculos para guardarem o que é deles.
Vc pode chamar um cão que aprendeu a se defender com a única arma que tem, ou seja, a boca, de agressivo? Em tese não. O que ocorre é que quando o cão aprende isso, pode acabar usando está tática para tudo que quer, ou seja, ele se expressará desta maneira sempre que achar necessário. E é esse o ponto que nós devemos intervir e mostrar ao cão quando ele não deve agir desta maneira. E sempre devemos usar as maneiras corretas e humanas para isso, pois não se trata agressividade com agressividade, muito pelo contrário. Quantas mordidas e investidas eu já não revidei, para demonstrar ao cão uma atitude tranquila. É interessante ver o gringo falando em calma e não me lembro o que, e quando liguei a tv na Rede TV , vi o cara quase desmaiando um cão a fim de subjugá-lo, ou seja, tratando um trauma com outro trauma. Mais interessante é que se diz encantador, bom mas vamos lá: Michelângelo era um cão que vivia estressado e aprendeu a se defender da maneira canina, foi traumatizado por um "encantador" (porque adestrador não era), passou por maus bocados no pet shop, e aí cheguei no meio deste tiroteio.
O trauma era tão grande que não pude tocá-lo por 8 aulas e até hoje não gosta de ser tocado por estranhos, pois sente-se ameaçado. Adestramento básico, guiado pelo TF para cães de companhia, ensinaram Miche a se relacionar melhor com os donos e com os outros cães e o resultado disso: 6 meses sem morder ninguém, para o alívio de sua dona!!! Ufa!!! Para assistir Michelângelo trabalhando CLIQUE AQUI e veja se Miche se comporta como uma fera!!!