segunda-feira, 28 de maio de 2012
Mapa do Blog
Eu tenho que comentar mais uma vez que esse blog é usado para mostrar meu dia a dia no trabalho com os cães. Não
tenho a menor intenção de só mostrar os "show dogs", muito pelo contrário, revelo aqui todo o meu processo de treinamento com erros e acertos. Também posto aqui várias dicas e informações. Sempre digo que deve-se analisar dois aspectos no treinamento de cães: Em primeiro é necessário analisar como era o cão antes de começar o treino e aí observar o grau de evolução. Um cão de trabalho, selecionado na ninhada e treinado por um bom período, pode ficar muito bom, porém nenhum cliente chega a mim nesta situação.
Em segundo : mais ou tão importante do que o QUANTO o cão aprende é COMO ELE APRENDE !!!!
Dessa forma criei o Treinamento Funcional, onde ao invés de ir contra os instintos do cão eu os uso para treiná-los, isso gera um treinamento muito, mas muito, mais agradável ao cão e muito eficiente ao proprietário.
Assim marco neste post o caminho para vc conhecer bem meu estilo de trabalho. Sempre digo à todos que percam um pouco de tempo e leiam todos os posts. Caso queira um apanhado rápido, vá ao youtube e procure por Tazzo Jr ou ditazzo.
Voltando ao blog, digite o tema de sua pesquisa no campo "pesquisar este blog" e assim se vc quiser saber mais sobre o método de treinamento que criei, procure todos os posts que tem como titulo: TREINAMENTO FUNCIONAL e funcionalidade.
Caso queira ver cães com alto grau de treinamento, busquem BRISA, CERNY , SHADOW e PERFECCIONISMO?
Para saber informações e curiosidades sobre os cães, busque a série ENTENDA SEU CÃO.
A série VIDA DE PET, fala sobre como obter o melhor para seu cão.
O post DI TAZZO KENNEL, mostra as instalações do meu canil.
O post de APRESENTAÇÃO fala sobre mim.
Treinos de ataque e defesa, busque por ZEUS - SHUTZHUND.
A série CÃES INESQUECÍVEIS é uma homenagem a grandes cães com os quais trabalhei.
Há também a série INIMIGOS DOS CÃES, que prometo continuar em breve.
Para saber como funciona meu processo de treinamento procure BIGA, FILÓ & MINDU - Mini Matilha ou porque os cães latem, o video deste post explica todo o processo.
Para saber como é o funcionamento de uma aula busque JORGE -TEMPO DE TREINAMENTO.
Para saber exatamento de onde vem os problemas de seu cão, ou como vc pode cooperar ou ao menos não me atrapalhar, busque a série
O MELHOR CÃO PARA SE ADESTRAR
Quer saber o que esperar de seu cão no adestramento, busque Entenda seu Cão 5 - A Capacidade de Trabalho, de fevereiro de 2012.
Veja todos os cães deste blog, pois tenho certeza que alguns deles serão o mesmo caso que o seu!!!!
Acima Catharina, eu e Lucky, Eddy e eu e July
sábado, 26 de maio de 2012
Madox - Os Cockers Spaniels e a vida moderna
Vou aproveitar o post do Madox para falar um pouco desta maravilhosa raça. Ao contrário do que todos imaginam, os Cockers não são cães de companhia. Tal qual os retrievers, setters, pointers, eles são cães de trabalho, eles são LEVANTADORES, ou seja, cães de caça, cuja função inicial era levantar a galinhola, ave muito comum no Pais de Gales, onde essa raça foi fundamentada e se espalhou por toda a Inglaterra e posteriormente por toda a Europa.
E infelizmente essa raça é formada de cães muito bonitos e pequenos e vcs sabem cães pequenos são "bons para apartamento", e um filhote com orelhas caídas, franjas pelo corpo e cores muito interessantes são um apelo para que se esqueça o DNA deste cão.
Assim a maioria dos Cockers surpreende seus proprietários quando mostra sua verdadeira veia de caçador que foi desenvolvido para tomar suas próprias decisões . Voltando ao Madox, este típico exemplar de Cocker Spaniel Ingles, nada mais era que um belo cão funcional, onde seu guia era seu próprio DNA e sua proprietária nada mais é que um típico exemplo de proprietários modernos:amam demais seus cães, se preocupam demais com eles,dão muito carinho, providenciam a melhor ração, escolhem os melhores profissionais, mas falta um pouco de tempo para trabalhar com o cão devido aos compromissos da vida moderna. Assim fui chamado para tentar resolver os "problemas" do Madox que simplesmente agia por seus próprios instintos e tinha muita energia. Ele também não gostava de ser desafiado e no primeiro passeio comigo não se intimidou em investir em mim, só porque ele queria ir no caminho que estava acostumado e eu na direção contrária!!! Óbvio que eu apenas o mantive afastado e não tentei subjugá-lo pela força como exemplifica um tal guru da vida moderna. Usando o treinamento funcional eu o acostumei a trabalhar e obtive grandes melhoras, e hj ele é mais um grande e feliz amigo de trabalho!
CLIQUE AQUI E VEJA MADOX EM AÇÃO !!!!
terça-feira, 15 de maio de 2012
Entenda seu cão 8 - O Aparelho Digestivo Canino
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE0OjjOkEFTs0fKZSjsPrG4dMqUegCcQ5gQBLhPHxMIwKkVo9K9fQa_RMCs_FBiGPGyrAtcjnFF0AfNapTMEWjWw9TOwm-LaoafupYBHPVsrWUw4_8EVHQLcTjSqsEhxxBuKbMF0mKPxY/s320/golden+stomach01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM3t2nhg__mdiOJNC8-IaKt3qyxdIp0wE31R5pyki9IOv32rhFNIaYmALkBtw2q1EbqCfI_HnyRxKJYx4p85kJzg4R5BFXoMcLycjSoRsDGajeiz1_BrrRYvJkboPjybov81miel8_rNI/s320/dog+stomach.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsajMI7MSH361kOOL82G_EXtdy7wHqCWawCag9FBMeYcjtJPEITuKzEaceTd24lA7WbdkAgvn2ZQWf-COOqS0CZAsPiRVXLEr6NeXBfDG48J1nPKl5N8nv9MUJMPsymKuMkPL9XvAePHQ/s320/stomach.jpg)
Vamos esclarecer uma questão muito importante na vida de seu cão: Quantas vezes ele deve comer por dia. Para isto temos que entender como é o processo de digestão dos cães.
Os cães são carnívoros e tem a capacidade de comer grandes quantidades de alimentos de uma só vez, para isso conta com uma poderosa boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, além de fígado e pâncreas.
A boca do cão tem dentes e mandíbulas especialmente formados para trituração ao contrário de outros mamíferos e nós humanos, que conseguimos efetuar o processo de moagem, o que lhes permite engolir grandes porções de uma só vez. Ou seja, a boca do cão tem como principal função mandar o alimento para baixo. Pense em uma refeição de lobos e logo entenderá como é necessário destruir uma presa e se alimentar depressa.
Da boca, o alimento passa pelo esôfago e vai para o estômago, e nos cães ele é um meio muito acido, pois produz uma grande quantidade de ácidos, principalmente o clorídrico e com PH muito baixo, em torno do nível 1 e 2. Para se ter uma idéia, o PH do nosso estômago é de nível 5, e um PH de 7 é considerado neutro . O pâncreas e o fígado também produzem enzimas importantes para auxiliar o estômago. Isso tudo dá ao cão uma capacidade de ingerir grande quantidade de carne animal e gordura e após uma grande refeição o estômago do cão trabalhará em torno de 6 a 8 horas para digerí-la, e então seguirá para os intestinos.
Nos intestinos, dependendo da quantidade e do tipo de comida ingerida, o alimento pode demorar de 8 à 48 horas para ser processado e excretado. Porem grãos, fibras e vegetais não são tão bem absorvidos pelos caninos, que possuem trato digestivo curto e como vimos especialmente carnívoro.
Com isso podemos concluir a seguinte questão: o estômago do cão trabalha em média 6 horas após cada farta refeição. Levando em consideração que um cão de porte médio deve comer um mínimo de 600 gramas de ração por dia, e isso varia de acordo com a ração,atividade e tamanho do cão e ainda dividida em 2 ou 3 refeições por dia, não se trata de fartura. Então se vc alimentá-lo as 8 da manhã ele estará de estômago vazio as 14 horas. Alimentando-o lá pelas 15 horas ele estará novamente de estômago vazio as 21 horas, ou seja, se vc só alimentá-lo duas vezes ao dia, ele estará de estômago vazio das 21 às 8 do dia seguinte, ou seja, 11 horas sem comer. Ao passo que se recebesse alimentação as 21, ele estaria de estômago vazio as 3 da manhã, ficando sem se alimentar apenas 5 horas.
Na minha opinião a ração DEVE FICAR SEMPRE DISPONÍVEL ao cão, onde ele escolheria seus horários. Isso gera menos ansiedade ao cão, mínimo risco de torção gástrica, uma saciedade que ajuda muito no treinamento anti-envenenamento e óbvio que elimina o mau humor e até a agressividade e a coprofagia pela falta de alimento . Ao contrário do que dizem, não é a ração que deixa seu cão obeso, é a FALTA de exercícios e as guloseimas que vc dá a ele. E meus parceiros veterinários, ao invés de incentivar as atividades caninas, preconizam pouca ração oferecida apenas 2 vezes ao dia. Como vimos, então, o mínimo que um cão deve receber alimento é 3 vezes ao dia.
Assinar:
Postagens (Atom)