![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE0OjjOkEFTs0fKZSjsPrG4dMqUegCcQ5gQBLhPHxMIwKkVo9K9fQa_RMCs_FBiGPGyrAtcjnFF0AfNapTMEWjWw9TOwm-LaoafupYBHPVsrWUw4_8EVHQLcTjSqsEhxxBuKbMF0mKPxY/s320/golden+stomach01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM3t2nhg__mdiOJNC8-IaKt3qyxdIp0wE31R5pyki9IOv32rhFNIaYmALkBtw2q1EbqCfI_HnyRxKJYx4p85kJzg4R5BFXoMcLycjSoRsDGajeiz1_BrrRYvJkboPjybov81miel8_rNI/s320/dog+stomach.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsajMI7MSH361kOOL82G_EXtdy7wHqCWawCag9FBMeYcjtJPEITuKzEaceTd24lA7WbdkAgvn2ZQWf-COOqS0CZAsPiRVXLEr6NeXBfDG48J1nPKl5N8nv9MUJMPsymKuMkPL9XvAePHQ/s320/stomach.jpg)
Vamos esclarecer uma questão muito importante na vida de seu cão: Quantas vezes ele deve comer por dia. Para isto temos que entender como é o processo de digestão dos cães.
Os cães são carnívoros e tem a capacidade de comer grandes quantidades de alimentos de uma só vez, para isso conta com uma poderosa boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, além de fígado e pâncreas.
A boca do cão tem dentes e mandíbulas especialmente formados para trituração ao contrário de outros mamíferos e nós humanos, que conseguimos efetuar o processo de moagem, o que lhes permite engolir grandes porções de uma só vez. Ou seja, a boca do cão tem como principal função mandar o alimento para baixo. Pense em uma refeição de lobos e logo entenderá como é necessário destruir uma presa e se alimentar depressa.
Da boca, o alimento passa pelo esôfago e vai para o estômago, e nos cães ele é um meio muito acido, pois produz uma grande quantidade de ácidos, principalmente o clorídrico e com PH muito baixo, em torno do nível 1 e 2. Para se ter uma idéia, o PH do nosso estômago é de nível 5, e um PH de 7 é considerado neutro . O pâncreas e o fígado também produzem enzimas importantes para auxiliar o estômago. Isso tudo dá ao cão uma capacidade de ingerir grande quantidade de carne animal e gordura e após uma grande refeição o estômago do cão trabalhará em torno de 6 a 8 horas para digerí-la, e então seguirá para os intestinos.
Nos intestinos, dependendo da quantidade e do tipo de comida ingerida, o alimento pode demorar de 8 à 48 horas para ser processado e excretado. Porem grãos, fibras e vegetais não são tão bem absorvidos pelos caninos, que possuem trato digestivo curto e como vimos especialmente carnívoro.
Com isso podemos concluir a seguinte questão: o estômago do cão trabalha em média 6 horas após cada farta refeição. Levando em consideração que um cão de porte médio deve comer um mínimo de 600 gramas de ração por dia, e isso varia de acordo com a ração,atividade e tamanho do cão e ainda dividida em 2 ou 3 refeições por dia, não se trata de fartura. Então se vc alimentá-lo as 8 da manhã ele estará de estômago vazio as 14 horas. Alimentando-o lá pelas 15 horas ele estará novamente de estômago vazio as 21 horas, ou seja, se vc só alimentá-lo duas vezes ao dia, ele estará de estômago vazio das 21 às 8 do dia seguinte, ou seja, 11 horas sem comer. Ao passo que se recebesse alimentação as 21, ele estaria de estômago vazio as 3 da manhã, ficando sem se alimentar apenas 5 horas.
Na minha opinião a ração DEVE FICAR SEMPRE DISPONÍVEL ao cão, onde ele escolheria seus horários. Isso gera menos ansiedade ao cão, mínimo risco de torção gástrica, uma saciedade que ajuda muito no treinamento anti-envenenamento e óbvio que elimina o mau humor e até a agressividade e a coprofagia pela falta de alimento . Ao contrário do que dizem, não é a ração que deixa seu cão obeso, é a FALTA de exercícios e as guloseimas que vc dá a ele. E meus parceiros veterinários, ao invés de incentivar as atividades caninas, preconizam pouca ração oferecida apenas 2 vezes ao dia. Como vimos, então, o mínimo que um cão deve receber alimento é 3 vezes ao dia.