quarta-feira, 28 de março de 2012

Entenda seu cão 7 - O Caráter do cão e a Submissão



Os “especialistas” que andam pelos programas vespertinos falam tantas coisas absurdas que uma cliente minha ( humana, é lógico ) me telefonou para perguntar sobre o caráter do cão, pois o tal comportamentalista disse que o ideal é que o cão tenha um “caráter submisso”!!!!
Santo Deus, com certeza eles não sabem o que fazem !!! Vamos aos esclarecimentos:
O caráter de um cão é a junção do temperamento com a cinolidade do mesmo. Por partes: -Temperamento : qualidades trazidas pela raça e grupo, por exemplo, retrievers tem disposição para o trabalho no campo, rotts tem para proteção de suas coisas,bulls são obstinados, yorks são alertas, cheios de disposição e vivacidade ou seja são instintos naturais, desenvolvido ao longo dos anos pelos criadores.
- Cinolidade: é a personalidade do cão, por exemplo, alegre, ranzinza, medroso, nervoso, etc.
Assim o caráter do cão se dá pela junção de todos esses elementos. Um cão alegre ou ranzinza pode desempenhar normalmente sua função. Já os medrosos podem não conseguir manifestar seu temperamento, omitindo parte de seu caráter. Os submissos também não conseguem desempenhar suas funções, pois diante de várias situações não conseguem uma reação adequada, tal como os medrosos, não conseguem reagir a uma provocação. Os comportamentalistas distinguem medrosos de submissos da seguinte maneira : Submissos não reagem as “atitudes” (leia-se broncas) dos donos; Medrosos: não reagem em nenhuma situação.
Mas vejamos bem essa situação: Um cão de guarda submisso ao dono, desempenhará bem sua função? Um cão precisa ser submisso para te obedecer? Quanto um cão de bom caráter precisará ser repreendido para tomar uma bronca e virar- se de barriga pra cima? Será que eu gostaria de ver um Rott como Kong, em seus majestosos 69 kilos, virando de barriga pra cima quando tomava uma bronca minha? Ou será que, o mito da raça Bull Terrier, Hunter ( que vc ve aqui no post Rotts and Bulls de 04/10) com seu tamanho monstruoso ficaria bem rolando sem estar brincando na terra?
Se sua resposta foi não para todas essas perguntas, vc esta começando a entender que seu cão não precisa nunca de submissão, apenas de OBEDIÊNCIA e mais, em nenhuma situação um cão de caráter submisso desempenhará bem seu papel.
Duas situações que eu não posso deixar de comentar aqui : Enforcar o cão, até quase desmaia-lo para conquistar sua posição e torna-lo submisso é covardia!!! Nem sempre que um cão investe contra vc é para te matar, se liga gringo !!!!
Segundo: Estava eu andando com Zeus, Pastor Alemão, que vc viu aqui em "Zeus" de 12/09 em "socialização" de 12/09, em "Shutzhund I" de 06/10 e em "Schutzhund II" de 07/10,ou seja, um astro de nosso blog, quando fui interpelado pela proprietária de um cão que é treinado por outro treinador e mora na mesma rua: Vc é adestrador? Sou sim senhora, respondi
Vc só treina este cão? Não senhora, treino muitos cães.
Então porque vc não os treina junto com este aí? O meu anda com mais cinco ...
Resposta: O Zeus é socializado e pode andar com qualquer cão, só que é extremamente dominante e não gosta de outro cão que fique testando sua liderança, assim não vou ficar estressando o meu cão por uma coisa que quero preservar nele, pois essa dominância é que me dá tudo que eu preciso, e eu a quero intacta, aliás não foi a casa da senhora que foi invadida e assaltada, quando estava só seu cão em casa? Ah tá...
Acima Kong e Zeus e CLIQUE AQUI para ver o Zeus no meio da cachorrada e entenda exatamente o que eu falei!!!!