Vou usar o post da Lola para falar sobre os cães de Companhia. Quando digo que se vc quiser um cãozinho para ficar dentro de casa, ali paradinho em cima da cama, ao melhor estilo " calmo e submisso "(isso foi a pior coisa que já escutei, ganhando até do fica na base do extintor), compre um cão de Pelúcia !!!! É porque os cães de companhia tem necessidades e requerem cuidados, paciência e atenção como os de qualquer outro grupo !!!!!
Isso acontece porque muitas raças deste grupo foram adaptadas e modificadas ao longo dos anos para "esfriarem", mas trazem em seu DNA ancestrais que trabalharam, lutaram e caçaram. Pouquíssimas raças foram originalmente criadas só para companhia, uma delas é o Chihuahua.
Uma menção honrosa que se deve fazer aqui é para a raça Poodle, originariamente cães caçadores e hábeis nadadores, daí inclusive o surgimento da tosa que deixa pelos em lugares estratégicos como juntas e orgãos vitais e retira o resto dos pelos para facilitar a natação. Até aquele "pompom" no rabo tinha um significado : localizar o cão mais facilmente na água e no mato alto.
Mas voltando à Lola, temos aqui o exemplo perfeito para demonstrar porque comprar um cão do grupo correto para o que se deseja lhe garante apenas 50% de acerto.
Lola é de uma cinolidade (personalidade canina) diferenciada. Sabe exatamente o que fazer para conseguir o que quer. AQUI VC ASSISTE a Lolinha aprontando todas atrás de uma vassoura. Mas os Lhasa são assim, alguns historiadores cinófilos costumam o definir como: robusto, de ouvido apurado, excelente para a guarda e alarme. Portanto se um lhasa, dentro do seu apartamento, escutar passos no corredor ele correrá e emitirá um potente latido para te avisar, mesmo que isto seja às 4 da manhã !!!
E para tentar resolver esse e outros aspectos dessa menina, de temperamento Lhasa e cinolidade "pimenta/doce", só há uma solução : exercícios de obediência, como sempre. Então CLIQUE AQUI e veja um dia de treino da Lola.