terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lola (Lhasa Apso)- Funcionalidade 3 - os Cães de Companhia




Vou usar o post da Lola para falar sobre os cães de Companhia. Quando digo que se vc quiser um cãozinho para ficar dentro de casa, ali paradinho em cima da cama, ao melhor estilo " calmo e submisso "(isso foi a pior coisa que já escutei, ganhando até do fica na base do extintor), compre um cão de Pelúcia !!!! É porque os cães de companhia tem necessidades e requerem cuidados, paciência e atenção como os de qualquer outro grupo !!!!!
Isso acontece porque muitas raças deste grupo foram adaptadas e modificadas ao longo dos anos para "esfriarem", mas trazem em seu DNA ancestrais que trabalharam, lutaram e caçaram. Pouquíssimas raças foram originalmente criadas só para companhia, uma delas é o Chihuahua.
Uma menção honrosa que se deve fazer aqui é para a raça Poodle, originariamente cães caçadores e hábeis nadadores, daí inclusive o surgimento da tosa que deixa pelos em lugares estratégicos como juntas e orgãos vitais e retira o resto dos pelos para facilitar a natação. Até aquele "pompom" no rabo tinha um significado : localizar o cão mais facilmente na água e no mato alto.
Mas voltando à Lola, temos aqui o exemplo perfeito para demonstrar porque comprar um cão do grupo correto para o que se deseja lhe garante apenas 50% de acerto.
Lola é de uma cinolidade (personalidade canina) diferenciada. Sabe exatamente o que fazer para conseguir o que quer. AQUI VC ASSISTE a Lolinha aprontando todas atrás de uma vassoura. Mas os Lhasa são assim, alguns historiadores cinófilos costumam o definir como: robusto, de ouvido apurado, excelente para a guarda e alarme. Portanto se um lhasa, dentro do seu apartamento, escutar passos no corredor ele correrá e emitirá um potente latido para te avisar, mesmo que isto seja às 4 da manhã !!!
E para tentar resolver esse e outros aspectos dessa menina, de temperamento Lhasa e cinolidade "pimenta/doce", só há uma solução : exercícios de obediência, como sempre. Então CLIQUE AQUI e veja um dia de treino da Lola.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Biga, Filó & Mindu - Mini Matilha ou porque os cães latem



Hoje em dia é muito difícil encontrarmos mais de dois cães em uma mesma casa aqui na cidade, mas foi isso que encontrei quando fui chamado, uma mini matilha de 3 cães.
A reclamação: os cães estavam latindo demais !!!! Então cabe aqui uma reflexão sobre os latidos dos cães : Todos os cães latem, tirando os Huskys e os Malamutes do Alasca, que latem pouco, mas emitem alguns ganidos e uivam bastante, e os Basenji que só emitem ganidos, todas as quase 300 raças que sobraram latem. Eles usam o latido como um dos meios de comunicação que possuem e o usam para se comunicar entre eles e com outras espécies. Os cães latem para expressar várias coisas como : ansiedade, agitação, agressão, posse de território, brincadeira, fome, aborrecimento, alarme, e muito mais ... Além disso um cão que não gasta corretamente sua energia, pode gastá-la em uma sessão de latidos que pode durar horas, principalmente se escutar alguma resposta em forma de latido de um cão vizinho.
2 coisas importantes sobre cães que latem muito : com certeza precisam gastar mais energia e seus donos nunca devem gritar quando eles estiverem latindo, pois os cães poderão pensar : " Legal, agora meu dono também está latindo ". No treinamento existem comandos especiais para serem ditos nesta hora.
Lembre-se : Nunca use COLEIRAS ANTILATIDO, pois há muito o que se fazer antes de combater somente o EFEITO, antes é preciso combater as causas.
Assim logo percebi que a mini matilha passeava pouco e era realmente muito difícil andar com os 3 juntos. Obediência básica e um comando simples para as horas de latidos de alarme, pois gastando a energia, os latidos de alarme poderiam continuar a incomodar, foram a solução. Os cães não emudeceram, lógico, mas os latidos diminuiram muito e o sistema usado foi o de sempre. CLIQUE AQUI e veja toda a sequência do trabalho.
Em tempo : A Biga é a mestiça de Labrador, a Filó é a que parece uma Border Terrier e o Mindu é o baixinho que lembra um Pembroke Welsh Corgi e o treino continua...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Funcionalidade 2 - os cães Pastores




Como disse anteriormente todos os cães tem uma função, desenvolvida e aprimorada há séculos. Se escolhermos um cão pela sua função e não porque "olhei e gostei" saberemos corretamente como ele será e agirá.
Os cães Pastores eram originariamente grandes e poderosos, capazes de defender os rebanhos de lobos e ursos, como o Pastor Alemão, o Belga, o Old English Sheepdog (Priscila do TV Colosso), porém com a diminuição das ameaças, raças mais ágeis e menores passaram também à serem usadas, como o Border Collie e o Pastor de Shetland. E foi exatamente este pastorzinho ( somente no tamanho) que me levou à escrever este post. Na quinta-feira passada, enquanto treinava o Shadow (rottweiler), me deparei com um Shetland e sua dona, e se há um pastor que me intriga, esse é o Shetland. Sempre que trabalho com um, tento ver nele características de Pastor. Porém em muitos eu não consigo mais, pois há uma forte corrente nessa raça que tenta dizer que ele é de companhia e inclusive mudou o padrão da estrutura deles, punindo os exemplares de conformação óssea mais pesada, ou seja, mais fortes e com mais pelos (maior proteção contra as interpéries do tempo e do trabalho). Os Shetlands são ressabiados e esquivos demais com estranhos e noto que na raça existem cães mais sociáveis que outros e percebo que quanto mais destemido ele é, mais características de Pastor ele tem. Assim perguntei se ele era um cão ativo, e ela me disse que era muito, demais e por isso o colocou para trabalhar. Então eu disse: e ele? Pastoreou? A dona fez uma careta e disse:- "Pastoreou? Não!!! Eu o coloquei no Agility!!!" E quando disse que ele era um Pastor e isso era o normal, ela me respondeu: " Eu não o comprei para isto!!! O pastoreio não me interessa !!!" Mas é exatamente esse o ponto, a maioria das pessoas não compra um Pastor para pastorear, mas ele é um pastor, está lá no seu DNA !!!! E é por isso que ele está no Agility e se sai tão bem, pois pelo menos lá trabalha livre... Se um Shetland viver dentro de um apartamento, terá que receber cuidados especiais para que não fique estressado, o mesmo acontecendo com os demais Pastores, e é isso que se deve levar em conta na hora da aquisição de um cão. Então para que esta dona e todos possam conhecer realmente o que é um Shetland, CLIQUE AQUI, e veja um Shetland trabalhando e não adianta este bando de irresponsáveis tentarem mudar o temperamento deles, pois sempre haverá um Shetland com alma de um verdadeiro Pastor
Acima eu e Zeus, que vc vê em vários videos por aqui, e que reúne todas as características de um versátil Pastor Alemão e logo abaixo, eu e Cerny, que também aparece em vários vídeos neste blog, e que em breve aparecerá trabalhando como pastor !!!