segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Funcionalidade 2 - os cães Pastores




Como disse anteriormente todos os cães tem uma função, desenvolvida e aprimorada há séculos. Se escolhermos um cão pela sua função e não porque "olhei e gostei" saberemos corretamente como ele será e agirá.
Os cães Pastores eram originariamente grandes e poderosos, capazes de defender os rebanhos de lobos e ursos, como o Pastor Alemão, o Belga, o Old English Sheepdog (Priscila do TV Colosso), porém com a diminuição das ameaças, raças mais ágeis e menores passaram também à serem usadas, como o Border Collie e o Pastor de Shetland. E foi exatamente este pastorzinho ( somente no tamanho) que me levou à escrever este post. Na quinta-feira passada, enquanto treinava o Shadow (rottweiler), me deparei com um Shetland e sua dona, e se há um pastor que me intriga, esse é o Shetland. Sempre que trabalho com um, tento ver nele características de Pastor. Porém em muitos eu não consigo mais, pois há uma forte corrente nessa raça que tenta dizer que ele é de companhia e inclusive mudou o padrão da estrutura deles, punindo os exemplares de conformação óssea mais pesada, ou seja, mais fortes e com mais pelos (maior proteção contra as interpéries do tempo e do trabalho). Os Shetlands são ressabiados e esquivos demais com estranhos e noto que na raça existem cães mais sociáveis que outros e percebo que quanto mais destemido ele é, mais características de Pastor ele tem. Assim perguntei se ele era um cão ativo, e ela me disse que era muito, demais e por isso o colocou para trabalhar. Então eu disse: e ele? Pastoreou? A dona fez uma careta e disse:- "Pastoreou? Não!!! Eu o coloquei no Agility!!!" E quando disse que ele era um Pastor e isso era o normal, ela me respondeu: " Eu não o comprei para isto!!! O pastoreio não me interessa !!!" Mas é exatamente esse o ponto, a maioria das pessoas não compra um Pastor para pastorear, mas ele é um pastor, está lá no seu DNA !!!! E é por isso que ele está no Agility e se sai tão bem, pois pelo menos lá trabalha livre... Se um Shetland viver dentro de um apartamento, terá que receber cuidados especiais para que não fique estressado, o mesmo acontecendo com os demais Pastores, e é isso que se deve levar em conta na hora da aquisição de um cão. Então para que esta dona e todos possam conhecer realmente o que é um Shetland, CLIQUE AQUI, e veja um Shetland trabalhando e não adianta este bando de irresponsáveis tentarem mudar o temperamento deles, pois sempre haverá um Shetland com alma de um verdadeiro Pastor
Acima eu e Zeus, que vc vê em vários videos por aqui, e que reúne todas as características de um versátil Pastor Alemão e logo abaixo, eu e Cerny, que também aparece em vários vídeos neste blog, e que em breve aparecerá trabalhando como pastor !!!