terça-feira, 12 de outubro de 2010

Biga, Filó & Mindu - Mini Matilha ou porque os cães latem



Hoje em dia é muito difícil encontrarmos mais de dois cães em uma mesma casa aqui na cidade, mas foi isso que encontrei quando fui chamado, uma mini matilha de 3 cães.
A reclamação: os cães estavam latindo demais !!!! Então cabe aqui uma reflexão sobre os latidos dos cães : Todos os cães latem, tirando os Huskys e os Malamutes do Alasca, que latem pouco, mas emitem alguns ganidos e uivam bastante, e os Basenji que só emitem ganidos, todas as quase 300 raças que sobraram latem. Eles usam o latido como um dos meios de comunicação que possuem e o usam para se comunicar entre eles e com outras espécies. Os cães latem para expressar várias coisas como : ansiedade, agitação, agressão, posse de território, brincadeira, fome, aborrecimento, alarme, e muito mais ... Além disso um cão que não gasta corretamente sua energia, pode gastá-la em uma sessão de latidos que pode durar horas, principalmente se escutar alguma resposta em forma de latido de um cão vizinho.
2 coisas importantes sobre cães que latem muito : com certeza precisam gastar mais energia e seus donos nunca devem gritar quando eles estiverem latindo, pois os cães poderão pensar : " Legal, agora meu dono também está latindo ". No treinamento existem comandos especiais para serem ditos nesta hora.
Lembre-se : Nunca use COLEIRAS ANTILATIDO, pois há muito o que se fazer antes de combater somente o EFEITO, antes é preciso combater as causas.
Assim logo percebi que a mini matilha passeava pouco e era realmente muito difícil andar com os 3 juntos. Obediência básica e um comando simples para as horas de latidos de alarme, pois gastando a energia, os latidos de alarme poderiam continuar a incomodar, foram a solução. Os cães não emudeceram, lógico, mas os latidos diminuiram muito e o sistema usado foi o de sempre. CLIQUE AQUI e veja toda a sequência do trabalho.
Em tempo : A Biga é a mestiça de Labrador, a Filó é a que parece uma Border Terrier e o Mindu é o baixinho que lembra um Pembroke Welsh Corgi e o treino continua...