segunda-feira, 5 de março de 2012

Entenda seu cão parte 6 - DNA confirma Treinamento Funcional




A revista National Geografic deste mes trás uma matéria interessantíssima sobre o DNA Canino. Vamos lá : Em um projeto denominado CanMap cientistas da Universidade Cornell e da Universidade de Los Angeles, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde Americanos, colheram amostras de Dna de mais de 900 cães, abrangendo 80 variações e também amostras de Dna de canídeos selvagens como lobos e coiotes.
Entre várias constatações, eles conseguiram agrupar 85 raças, por semelhanças genéticas,em quatro grandes grupos: Lupinos,Pastores,Caçadores e Molossóides, o que revelou como os criadores recombinaram linhagens para criar novas variedades.
Veja no gráfico acima como todos as raças estudadas contém os 4 grupos. Até mesmo um shiba contém uma pequena parte de molosso!!!
Isso só vem confirmar o que descobri na elaboração do treinamento funcional, e citei em um post anterior: mesmo sendo de raça pura, vários cães apresentam "tipos mistos" e então o TF deve pender para o lado mais evidente no cão. O que essa pesquisa me oferece é a confirmação do que sempre disse aqui neste blog, muitos exemplares acabam manifestando comportamentos de raças que foram usadas na sua origem, ou seja, até um cão de companhia pode manifestar um temperamento de caça ou guarda proveniente de uma raça que foi usada em sua concepção. Ex. Shih Tzu: pelo CanMap ele apresenta muito, mas muito, de pastor e isso reflete todos os seus ancestrais, principalmente o Lhasa Apso, que tem uma combinação forte entre pastor e lupino.
Assim está provado geneticamente a FUNCIONALIDADE ATUAL de todas as raças e ainda o porque de tipos mistos, nestes cães alguma característica natural se torna mais forte e ele age diferentemente da maioria dos indivíduos. GENIAL!!!!!