quarta-feira, 28 de março de 2012

Entenda seu cão 7 - O Caráter do cão e a Submissão



Os “especialistas” que andam pelos programas vespertinos falam tantas coisas absurdas que uma cliente minha ( humana, é lógico ) me telefonou para perguntar sobre o caráter do cão, pois o tal comportamentalista disse que o ideal é que o cão tenha um “caráter submisso”!!!!
Santo Deus, com certeza eles não sabem o que fazem !!! Vamos aos esclarecimentos:
O caráter de um cão é a junção do temperamento com a cinolidade do mesmo. Por partes: -Temperamento : qualidades trazidas pela raça e grupo, por exemplo, retrievers tem disposição para o trabalho no campo, rotts tem para proteção de suas coisas,bulls são obstinados, yorks são alertas, cheios de disposição e vivacidade ou seja são instintos naturais, desenvolvido ao longo dos anos pelos criadores.
- Cinolidade: é a personalidade do cão, por exemplo, alegre, ranzinza, medroso, nervoso, etc.
Assim o caráter do cão se dá pela junção de todos esses elementos. Um cão alegre ou ranzinza pode desempenhar normalmente sua função. Já os medrosos podem não conseguir manifestar seu temperamento, omitindo parte de seu caráter. Os submissos também não conseguem desempenhar suas funções, pois diante de várias situações não conseguem uma reação adequada, tal como os medrosos, não conseguem reagir a uma provocação. Os comportamentalistas distinguem medrosos de submissos da seguinte maneira : Submissos não reagem as “atitudes” (leia-se broncas) dos donos; Medrosos: não reagem em nenhuma situação.
Mas vejamos bem essa situação: Um cão de guarda submisso ao dono, desempenhará bem sua função? Um cão precisa ser submisso para te obedecer? Quanto um cão de bom caráter precisará ser repreendido para tomar uma bronca e virar- se de barriga pra cima? Será que eu gostaria de ver um Rott como Kong, em seus majestosos 69 kilos, virando de barriga pra cima quando tomava uma bronca minha? Ou será que, o mito da raça Bull Terrier, Hunter ( que vc ve aqui no post Rotts and Bulls de 04/10) com seu tamanho monstruoso ficaria bem rolando sem estar brincando na terra?
Se sua resposta foi não para todas essas perguntas, vc esta começando a entender que seu cão não precisa nunca de submissão, apenas de OBEDIÊNCIA e mais, em nenhuma situação um cão de caráter submisso desempenhará bem seu papel.
Duas situações que eu não posso deixar de comentar aqui : Enforcar o cão, até quase desmaia-lo para conquistar sua posição e torna-lo submisso é covardia!!! Nem sempre que um cão investe contra vc é para te matar, se liga gringo !!!!
Segundo: Estava eu andando com Zeus, Pastor Alemão, que vc viu aqui em "Zeus" de 12/09 em "socialização" de 12/09, em "Shutzhund I" de 06/10 e em "Schutzhund II" de 07/10,ou seja, um astro de nosso blog, quando fui interpelado pela proprietária de um cão que é treinado por outro treinador e mora na mesma rua: Vc é adestrador? Sou sim senhora, respondi
Vc só treina este cão? Não senhora, treino muitos cães.
Então porque vc não os treina junto com este aí? O meu anda com mais cinco ...
Resposta: O Zeus é socializado e pode andar com qualquer cão, só que é extremamente dominante e não gosta de outro cão que fique testando sua liderança, assim não vou ficar estressando o meu cão por uma coisa que quero preservar nele, pois essa dominância é que me dá tudo que eu preciso, e eu a quero intacta, aliás não foi a casa da senhora que foi invadida e assaltada, quando estava só seu cão em casa? Ah tá...
Acima Kong e Zeus e CLIQUE AQUI para ver o Zeus no meio da cachorrada e entenda exatamente o que eu falei!!!!

sábado, 17 de março de 2012

Vida de Pet 2 - os melhores brinquedos e como usá-los





Esta semana ouvi de uma proprietária de um filhote de Bull, que ele era muito agitado, estragava todos os brinquedos e que o tinha comprado por saber que bulls eram bonzinhos e bons pra apartamento e até já tinha castrado o bichinho para diminuir a dominância!!! Pequenos esclarecimentos: BRINQUEDOS são feitos para serem ESTRAGADOS, os Bulls são terriers e nos apartamentos não costuma ter terra e não quer um cão determinado, escolha melhor a raça. Resultado: O Bullzinho não será treinado por mim, aliás eu quase não entendo de terriers tipo Bull mesmo; e resolvi escrever um post sobre brinquedos!!!
Cada grupo tem uma forma específica de brincar ou uma brincadeira preferida, porém cães tem necessidades semelhantes, são curiosos e tem faro apurado. A maioria dos cães necessitam de distração quando estão sozinhos e precisam de brinquedos para melhorar isso. Além do que,enquanto eles estão estragando os brinquedos sua casa esta salva.
Sendo assim os brinquedos "recheáveis" são muito interessantes para eles. Os recheáveis são aqueles onde podemos colocar guloseimas para que o cão se sinta atraido e convidado a brincar. Nos sites www.petstages.com e www.kongcompany.com vc encontra os brinquedos recheáveis, dicas para rechear, outros tipos de brinquedos e até uma linha de pastas com sabor de fígado e amendoim para aumentar o interesse pelos brinquedos, que a Kong lançou. Os brinquedos que emitem sons também são bem vindos, pois os cães acham que o brinquedo esta interagindo com eles. Existe até um brinquedo que emite um som ultrasônico, que só seu cão ouve. Vc encontra esse e alguns outros muito interessantes no Bitcão
Os brinquedos corretos também são muito interessantes para vc interargir com seu cão e ele não ficar te mordendo ou pulando. Quando um cão te convida para brincar, espera que vc aja como um cão, é por isso que ele pula e morde. Se vc tiver brinquedos como pneus, puxadores, cordas, frisbees (discos), bolas e até bichos que simulam presas conseguirá brincar com seu cão de uma forma mais legal para ambos.
Para melhorar o estímulo de seu cão aos brinquedos, vc deve efetuar uma troca periódica deles, ou seja, a cada 4, 5 dias vc deve retirar os brinquedos em uso e oferecer ao cão outros. Eu sempre recomendo um mínimo de 12 brinquedos, divididos em 3 caixas, para serem trocados regularmente. Novidades sempre trarão bons resultados. E ATENÇÃO : O mais importante quando o assunto é brinquedo: eles sempre devem ser compatíveis com a força e o tamanho do cão, para que eles não os engulam ou engulam alguns pedaços. Sempre que der um brinquedo novo fique por perto para se certificar da durabilidade do mesmo.E não se esqueça: sempre que um brinquedo estiver sujo, rasgado, furado ou partido, é a hora de lavá-lo ou joga-lo fora.
Acima Nina, uma cliente minha que está na Suiça com um coelho de pelúcia, nada mais Funcional e abaixo um filme com vários brinquedos que considero interessantes, uma sessão "faça vc mesmo" e uma galerinha em ação!!!!

domingo, 11 de março de 2012

Jorge - Tempo de Treinamento



Uma dúvida recorrente é sobre o quanto tempo será necessário para se treinar o cão.
Vamos analisar: Cada cão provem de um grupo diferente, de uma raça diferente e problemas diferentes. Além disso a capacidade de trabalho de cada cão é única, confira no post " capacidade de trabalho" de 02/12 e os objetivos de seus donos também. Assim é muito particular o tempo de duração do treinamento de seu cão.
Meu trabalho consiste em treinos de 2 ou 3 sessões por semana, e de aproximadamente 45 minutos, é isso mesmo, 45 minutos, só que de trabalho, eu não deixo cães dentro do meu carro, nem deixo todo mundo no fica (post "perfeccionismo" de 10/11), nem fico buscando todos os cães e devolvendo-os sem trabalhar. No meu treino tem passeio, treinamento e preparação física. Muitos proprietários se surpreendem quando saem comigo na 8 aula do primeiro mês, pois não imaginam quanto se pode trabalhar em 45 minutos. Salvo as aulas de socialização, feitas ao ar livre ou em minha "creche", que podem durar horas, uma sessão de treinamento de 45 minutos é o ideal para manter o cão em atento aprendizado.
Vale lembrar que quanto mais o cão treina mais obediente ele fica, e pelo método do Treinamento Funcional o adestramento trabalha como um agente anti- estresse para o cão, pois além de ensinar e o manter ocupado, ainda o diverte muito e ocupa sua mente. O adestramento canino não é uma atividade datada de hora para acabar, um cão pode e deve treinar sua vida inteira, isto o manterá Ativo e Obediente.
Aqueles cães da Polícia Militar ,que vc ve fazendo exibições ou em patrulhamento,demoram em média 3 anos para chegarem naquele estágio.
Acima e no video abaixo vcs assistem ao Jorge, um Labrador que começou a treinar há apenas 8 aulas e me surpreendeu com o seu rápido aprendizado. Quando comecei com Jorge, ele estava há apenas 30 dias com seus novos donos, pois foi encontrado e adotado por um casal que o ama muito e querem saber, o Jorge realmente teve muita sorte em ser adotado por eles, e querem saber mais, eles também tiveram muita sorte, pois Jorge é um adorável cão. No vídeo ele já trabalhando com seu dono Manoel, ao qual agradeço pela oportunidade de treinar mais um cão muito funcional e que vai terminar seu adestramento em...





Michelângelo - Agressivo???


Vou aproveitar o post do Miche ( eu o chamo de Mique), para falar um pouco de agressividade canina. O cerne da questão na agressividade é sempre o porque dessas atitudes ocorrerem. Vc pode chamar alguma raça de molossos guardiões de agressivos ? Claro que não, eles foram selecionados durante séculos para guardarem o que é deles.
Vc pode chamar um cão que aprendeu a se defender com a única arma que tem, ou seja, a boca, de agressivo? Em tese não. O que ocorre é que quando o cão aprende isso, pode acabar usando está tática para tudo que quer, ou seja, ele se expressará desta maneira sempre que achar necessário. E é esse o ponto que nós devemos intervir e mostrar ao cão quando ele não deve agir desta maneira. E sempre devemos usar as maneiras corretas e humanas para isso, pois não se trata agressividade com agressividade, muito pelo contrário. Quantas mordidas e investidas eu já não revidei, para demonstrar ao cão uma atitude tranquila. É interessante ver o gringo falando em calma e não me lembro o que, e quando liguei a tv na Rede TV , vi o cara quase desmaiando um cão a fim de subjugá-lo, ou seja, tratando um trauma com outro trauma. Mais interessante é que se diz encantador, bom mas vamos lá: Michelângelo era um cão que vivia estressado e aprendeu a se defender da maneira canina, foi traumatizado por um "encantador" (porque adestrador não era), passou por maus bocados no pet shop, e aí cheguei no meio deste tiroteio.
O trauma era tão grande que não pude tocá-lo por 8 aulas e até hoje não gosta de ser tocado por estranhos, pois sente-se ameaçado. Adestramento básico, guiado pelo TF para cães de companhia, ensinaram Miche a se relacionar melhor com os donos e com os outros cães e o resultado disso: 6 meses sem morder ninguém, para o alívio de sua dona!!! Ufa!!! Para assistir Michelângelo trabalhando CLIQUE AQUI e veja se Miche se comporta como uma fera!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bia - ou o melhor cão para se adestrar 3


Vamos falar sobre essa adoravel menina que é a Bia, calma, submissa e... PARA JÁ !!!!
Quem gosta disso é o gringo que desmaia cachorro, para mim e para os donos da Bia,o que interessa é ATIVO E OBEDIENTE. E realmente algo não estava bem com esta doce Lhasa. E sabe a velha estória dos donos reconhecerem os problemas do cão e assim reconhecerem cada pequeno progresso que o cão faz? Assim são os donos da Bia, ela não é um show dog, mas já melhorou muito e ainda vai melhorar mais, pois o meu trabalho muitas vezes é demorado (inclusive vou preparar um post exclusivo sobre tempo de treinamento)e exige paciência dos donos, pois a minha é obrigação. E agradeço aqui a oportunidade que tenho em trabalhar com a Bia e melhorar sua auto-confiança, e o video abaixo revela muito sobre como ela está e tenho certeza que os donos dela entenderão o porque deste vídeo, que teve sua qualidade reduzida pelas limitações do blog e fica melhor se visualizado em tamanho pequeno.




quarta-feira, 7 de março de 2012

Fundamentando o Treinamento Funcional


Para fundamentar toda essa teoria descrita no post anterior vou exemplificar toda essa história comprovada pelo DNA, através da raça que crio: o English Bull Terrier.
Em primeiro lugar trata-se de uma raça tão complexa que por muitos anos foi tida como raça de cães burros, e todos que os tem sabem que estão muito longe disto, apenas não se pode treinar um Bull como se treina um Pastor alemão, ou até mesmo como um outro terrier, pois dentro dele existem bulldogues, terriers, dalmatas e tipos mistos, tudo isso descrito em padrão!!!
O que aconteceu é que ao longo da sua concepção cada criador optava por um tipo de cão, assim o criador que tivesse em mente um tipo mais pesado, usava os cães mais abuldogados, ou até mesmo os cruzava diretamente com bulldogues, para depois fixar o tipo bull.Da mesma forma os que queriam cães mais ágeis procuravam tipos mais aterrados, cruzando cães menores com descendentes diretos de terriers ou com terriers. Em determinda época acrescentou-se ao bull cães dálmatas para que eles se tornassem mais altos.E ainda paralelo à tudo isso existiam os criadores que achavam que um tipo que combinasse todas essas características seria um bull ideal, ou seja criaram um tipo misto ou balanceado. Mediante toda essa salada, os temperamentos também pendiam para o lado de maior tipo, com isto cada bull apresenta caracteristicas físicas e temperamentos diferentes e o treinamento funcional consegue prever cada um destes tipos e adequar o tipo de treinamento a ser usado, simples assim...
Acima Floyd um cão de um dos melhores canis do mundo, o Action Bulls, actionsbulls.com, para alguns Floyd é até bulldogue demais, mas para mim é perfeito!!! E abaixo fotos e desenhos que comprovam tudo que eu falei

segunda-feira, 5 de março de 2012

Entenda seu cão parte 6 - DNA confirma Treinamento Funcional




A revista National Geografic deste mes trás uma matéria interessantíssima sobre o DNA Canino. Vamos lá : Em um projeto denominado CanMap cientistas da Universidade Cornell e da Universidade de Los Angeles, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde Americanos, colheram amostras de Dna de mais de 900 cães, abrangendo 80 variações e também amostras de Dna de canídeos selvagens como lobos e coiotes.
Entre várias constatações, eles conseguiram agrupar 85 raças, por semelhanças genéticas,em quatro grandes grupos: Lupinos,Pastores,Caçadores e Molossóides, o que revelou como os criadores recombinaram linhagens para criar novas variedades.
Veja no gráfico acima como todos as raças estudadas contém os 4 grupos. Até mesmo um shiba contém uma pequena parte de molosso!!!
Isso só vem confirmar o que descobri na elaboração do treinamento funcional, e citei em um post anterior: mesmo sendo de raça pura, vários cães apresentam "tipos mistos" e então o TF deve pender para o lado mais evidente no cão. O que essa pesquisa me oferece é a confirmação do que sempre disse aqui neste blog, muitos exemplares acabam manifestando comportamentos de raças que foram usadas na sua origem, ou seja, até um cão de companhia pode manifestar um temperamento de caça ou guarda proveniente de uma raça que foi usada em sua concepção. Ex. Shih Tzu: pelo CanMap ele apresenta muito, mas muito, de pastor e isso reflete todos os seus ancestrais, principalmente o Lhasa Apso, que tem uma combinação forte entre pastor e lupino.
Assim está provado geneticamente a FUNCIONALIDADE ATUAL de todas as raças e ainda o porque de tipos mistos, nestes cães alguma característica natural se torna mais forte e ele age diferentemente da maioria dos indivíduos. GENIAL!!!!!